O Bahia optou pela ausência à festa do prêmio “Melhores do Campeonato Baiano 2016”, realizada pela Federação Baiana de Futebol, no dia seguinte ao segundo jogo da final do Campeonato Baiano. Particularmente, acho que foi um protesto digno e correto do Bahia, que devemos apoiar, haja vista as lamentáveis arbitragens dos dois jogos da final do Campeonato Baiano, em que o Bahia foi severamente prejudicado, algo que não tem sido novidade nos últimos anos.

Diante da ausência, que até certo ponto já era esperada e até mesmo pedida pela torcida, o Presidente da Federação, Ednaldo Rodrigues, teria, conforme li nas redes sociais, feito um discurso com críticas ao Bahia, alegando inclusive “falta de respeito” do Clube, por ausentar-se de uma festa para a qual, na prática, seria um convidado indesejado.

Então, já que o “nobre” Ednaldo Rodrigues acha que tem condições de falar em “falta de respeito”, vamos analisar alguns fatos, que em minha opinião são as verdadeiras faltas de respeito, infinitamente maiores do que a ausência a um evento que sinceramente, tem representatividade nula e ainda seria inconveniente ao elenco, considerando-se o importante jogo contra o América-MG, dois dias depois, em Belo Horizonte, pela Copa do Brasil.

Falta de respeito é que após 15 anos da “gestão” de Ednaldo, o futebol baiano ainda se apresente de forma amadora, com dirigentes em sua esmagadora maioria incapazes de conduzir seus clubes a patamares mais elevados, sempre com a conivência da FBF, que parece entender como normal que ao longo de tantos anos nunca tenhamos um clube baiano que não seja Bahia e Vitória disputando algo que não seja a Série D ou a Série C quando esta era o último nível do futebol brasileiro.

Falta de respeito é um campeonato que tem envolvidas cidades do porte de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna e Ilhéus, mas não consegue apresentar um estádio ao menos razoável para estas praças. O interior baiano, Ednaldo, merece espetáculos muito melhores do que este “show de horrores” que é apresentado ano após ano, em uma triste sequência de bizarrices e absurdos.

Falta de respeito é a FBF, no ranking da CBF, estar em 9º lugar, perdendo para a Federação Catarinense, para a Federação Pernambucana e para a Federação Goiana. Nenhum dos três estados, com todo respeito a eles (que se conduzem bem melhor que a Bahia) e a seus clubes, tem um Clube Bi Campeão Brasileiro, como é o Bahia, hoje desprezado pela FBF por não mais aceitar gestões que se alinhem com práticas errôneas do futebol brasileiro.

Falta de respeito são as recorrentes falhas de arbitragem que sempre tem acometido o Bahia exatamente nos últimos 15 anos. Falo aqui em falhas porque a despeito do que se diz correntemente, é preferível crer na idoneidade das pessoas, ainda que as falhas sejam excessivamente grosseiras, absolutamente incompatíveis com a experiência de árbitros FIFA, e que visualmente sugiram outra coisa já que coincidentemente são sempre contra o mesmo clube. Que azar danado esse nosso!

Falta de respeito é a FBF escalar frequentemente para clássicos (se não me engano foram 11 escalações em um total de 12 clássicos em certo período) certo auxiliar de arbitragem que treina nas instalações, tira foto com dirigentes, é torcedor e é filho de Conselheiro ou de ex-Conselheiro, não importa, de um dos clubes. Assim, é absolutamente inviável acreditar que há lisura e imparcialidade nas atuações deste profissional.

Falta de respeito é apresentar como documento que esclarece uma polêmica inscrição de jogador, um e-mail, sem timbre, aparentemente redigido no celular, durante uma tarde de Domingo de Páscoa, de forma apressada e descuidada, que se encerra com um informal e risível “qq coisa me liga”. Um verdadeiro meme. Este é outro assunto, mas mostra bem como a CBF também precisa de uma grande “faxina”, aliás, o futebol brasileiro precisa, de forma geral.

Falta de respeito é a falta de alternância na FBF, a falta de nomes que possam debater, que possam estabelecer propostas de melhoria para o futebol baiano. Por exemplo: a qualificação de nossos dirigentes já foi alguma vez pauta de discussão da FBF? Já se pensou em fórmulas de distribuição dos direitos de transmissão que ajudem a aumentar o orçamento dos clubes e criar novas forças no futebol baiano?

Falta de respeito é uma instituição como a FBF ainda estar presa a práticas incorretas e incompatíveis com os tempos atuais, como a falta de transparência. Por exemplo: não há no site da FBF os nomes e currículos dos Diretores. As contas de 2014 e 2015 só estarão disponíveis até Julho e não estão disponíveis as contas de nenhum outro ano. Governança corporativa? Na FBF esta é uma ilustre ausente e desconhecida, e os resultados nós sabemos bem quais são: resultados ridículos e futebol baiano fraco!

Por Marcelo Ferreira – Conselheiro do E.C Bahia e membro da Revolução Tricolor