RESUMO DA REUNIÃO DO CD

No dia 15 de fevereiro de 2021, às 19h, foi realizada reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia, por meio de vídeo conferência, a partir da plataforma Google Meet. Nessa reunião foi apresentado o Orçamento do Esporte Clube Bahia para 2021, encaminhado pela Diretoria Executiva e exposto pelos profissionais da área financeira do Clube, Paulo Ibarra, Danilo Bittencourt e Daniel Simões, com a participação do Presidente Guilherme Bellintani e o Vice-Presidente Vítor Ferraz.

Inicialmente foi exposto o Plano de Gestão para 2021, momento em que foi demonstrado os objetivos do Esporte Clube Bahia nas seguintes áreas: Reestruturação financeira; Aplicação de receitas; Venda de atletas; Mercado internacional; e Patrimônio do Clube.

Em seguida, foi apresentado os “Pilares de Governança” adotados pelo Bahia. O primeiro pilar exposto foi a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (APFUT e PROFUT) e em seguida Atendimento ao Fair Play Financeiro – CBF, quando foi destacado que o Bahia, em razão do destaque que tem no seu processo de transparência, está entre os quatro clubes escolhidos no piloto desse Programa, que será uma exigência para todos clubes filiados a CBF; Auditoria externa independente; Conselho Fiscal independente; Comissão de Finanças do Conselho Deliberativo; Práticas de Transparência; e Observação de legislações específicas.

A seguir, foram apresentadas as premissas orçamentárias adotadas pelo Bahia para 2021, momento em que foi destacado a manutenção do padrão que vem sendo seguido nos anos anteriores, ou seja, as premissas são conservadoras. São elas: Cenário de pandemia (estádio sem público e alongamento da temporada 2020 até o 1º bimestre de 2021); Manutenção dos patrocinadores do Clube, momento em que foi destacado a possibilidade da não renovação do patrocinador Credcesta; Manutenção do quadro de sócios do clube; Início das operações do Museu; Participação em, pelo menos, três fases da Copa do Brasil; Manutenção das receitas de TV com Campeonato Brasileiro; No mínimo ser semifinalista da Copa do Nordeste; Política de austeridade nos gastos; Racionalização de gastos (Home office, renegociações, incentivos fiscais, etc.).

Paulo Ibarra passou a apresentar Orçamento e Planos para 2021, informando que seria feito projeções para os cenários “A” e “B”, destacando-se a pandemia. Foram demonstrados os números das receitas com Direitos de Transmissão; Sócio-Torcedor, com queda de receita; Direitos Federativos de Atletas; Patrocínio/Marketing; Luvas; Loja Esquadrão; Bilheteria; e demais receitas.

Em relação as despesas, foi demonstrado os valores projetados, também nos dois cenários, com Despesas de Pessoal; Despesas com Direito de Imagem; Despesas de Serviços de Terceiros; Despesas Gerais; Amortização com Direitos Federativos de Atletas; Amortização com Formação de Atletas; Perdas no Recebimento de Créditos; Vendas e Aquisições de Atletas; Depreciações; Provisão para Contingência; Despesas com Sócio-Torcedor; Despesas com Manutenção de Imóveis; Despesas com Tributos; e Despesas com Jogos.

A apresentação foi finalizada com a demonstração do Fluxo de Caixa projetado para os “Cenários A e B”.

Em seguida o Conselho Fiscal (CF), em seu parecer sobre o orçamento do Bahia para 2021, destacou que foi identificado obediência às exigências legais e estatutárias, que as premissas são coerentes com planilhas e documentos examinados, sendo os valores compatíveis com os cenários previstos para 2021 e com informações contábeis e financeiras observados do exercício anterior.

O CF destacou também que os saldos negativos previstos no fluxo de caixa para o final de 2021 no cenário A (R$ -1,2 milhão) e no cenário de série B (R$ -15 milhões) sinalizam para a necessidade de o déficit ser custeado com novas antecipações, empréstimos ou venda de ativos, salvo a ocorrência de fatos novos.

Em seguida a Comissão de Finanças e Administração do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia apresentou um “opinativo” sobre o Plano de Gestão e Proposta Orçamentária declarando que os valores descritos na Proposta Orçamentária para os cenários A ou B para o exercício 2021, “estão coerentes com as circunstâncias econômicas atuais”.

Depois das apresentações, foi franqueada a palavra para que os conselheiros inscritos pudessem realizar perguntas, sugestões ou críticas e os profissionais da área de finanças do Clube, assim como os membros da Diretoria Executiva, responderam a todas.

A reunião foi encerrada por volta das 23h , foi transmitida ao vivo e o sócio e torcedor podem assistir na TV Bahêa https://youtu.be/XX9-mviYOzE

Revolução Tricolor
Associe-se e viva o Bahia !