Antes havia as trevas e ditadores que se revezavam para sugar os cofres e destroçar a esperança de dias melhores para o Esporte Clube Bahia. Então, no dia 09/07/2013, quando a intervenção judicial afastou o Sr. Marcelo Guimarães Filho (MGF) da Presidência do clube, passando o comando deste ao interventor Carlos Ratis, um forte raio de luz caiu sobre o Fazendão, dando início à era democrática e à reconstrução de um clube cujo DNA aponta para a grandeza e dignidade.

O grupo Revolução Tricolor (RT), que lutara contra os ditadores muito antes da queda do último deles, orgulha-se de ter apoiado desde o começo o trabalho de Carlos Ratis, com destaque para elaboração de sugestão de minuta do primeiro Estatuto democrático do Esporte Clube Bahia.

O genial Raul Seixas um dia escreveu que “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só,
mas sonho que se sonha junto é realidade”! Hoje, portanto, 6 anos depois, é dia de comemorar a concretização da sonhada revolução democrática tricolor e o consequente fim do pesadelo das trevas! Viva a extinção dos cardeais, dos ditadores, da irresponsabilidade financeira, do desvio de verbas tricolores para destinos ilícitos, do depósito de troféus em sacos de lixo, da escolha do presidente do Bahia por uma ou duas pessoas que se arvoravam a donas de um clube que, na verdade, pertence a uma torcida que se conta em milhões de almas tricolores!

Hoje é dia de comemorar o sonho da democracia tricolor, transformada em realidade a cada dia de trabalho incansável ao longo dos últimos 6 anos!

Hoje é dia de parabenizar a Jorge Maia, autor do processo judicial que destituiu o último tirano do Bahia. Hoje é dia também de bater palmas para o Dr. Pedro Barachisio, advogado da causa e de abraçar Fernando Schimidt e Valton Pessoa, Marcelo Sant’Ana e Pedro Henriques e Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz, presidentes e vice-presidentes eleitos diretamente pelos sócios.

E hoje é dia, sobretudo, de reconhecer a importância de todos os tricolores, incluindo os anônimos, que lutaram para transformar esse sonho em realidade!

Sabe-se que a experiência tricolor serve hoje de farol para outros torcedores que lutam pela democracia em seus respectivos clubes. O que a RT diria aos que combatem tiranos, se indagada? Tenham sempre em mente o poema de Mario Quintana:

“Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!”

Que ninguém jamais ouse ameaçar as asas da liberdade que conduzem a Nação Tricolor em seu altaneiro voo democrático!

Viva a democracia! Viva o Bahia democrático e foRTe!!

Grupo Revolução Tricolor