Em reunião realizada no dia 30/08, o Conselho Deliberativo do Bahia aprovou o regulamento do voto on-line nas Assembleias Gerais. Trata-se de um direito previsto no Estatuto do Clube, mas que precisava desta regulamentação para ser efetivamente aplicado.

A Revolução Tricolor (RT) defende essa bandeira desde 2014, quando inseriu a proposta em seu Plano de Gestão. Em 2017 protocolou documento no Conselho para que já nas eleições daquele ano o sócio pudesse contar com esse direito. Em fevereiro de 2018 foi formada uma nova comissão, composta por membros de quase todos os grupos políticos, para elaborar o regulamento e, após seis meses de debates e diversas reuniões, foi encaminhada a proposta definitiva. Todos os conselheiros da RT votaram a favor da aprovação do regulamento.

Entretanto, a bandeira do voto on-line não pertence a um ou outro grupo, especificamente, mas à torcida do Esquadrão.

A seguir, confira as principais dúvidas sobre o voto on-line.

*O Sócio de Salvador também vai poder votar on-line?*

Todos os sócios que quiserem votar on-line poderão exercer esse direito, inclusive os que residem em Salvador. Basta estar quite com suas obrigações estatutárias, como já ocorre hoje em dia para o voto presencial.

*Posso votar nas eleições para presidente? E nas demais Assembleias?*

Sim! O Sócio vai poder votar on-line em todas as Assembleias Gerais, incluindo a que elege a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo, a cada três anos. Além disso, também poderá votar em todas as demais Assembleias, tanto ordinárias quanto extraordinárias. O Bahia será o único Clube do Brasil a garantir esse direito com tamanha abrangência.

*Qual procedimento o Sócio deverá adotar?*

Para votar on-line, o Sócio deverá manifestar essa intenção até dez dias úteis antes da realização da Assembleia Geral, por meio de sistema eletrônico que será disponibilizado pelo Clube. Em seguida, em prazo não inferior a cinco dias úteis da realização da Assembleia, o Sócio receberá credenciamento individual e personalizado e, por meio deste credenciamento, poderá acessar o sistema de votação no dia da Assembleia.

*O voto presencial vai deixar de existir?*

Não! As Assembleias Gerais vão continuar a ocorrer presencialmente, como acontece hoje, e o Sócio que quiser ir votar presencialmente também poderá fazê-lo. No final, os votos presenciais e on-line serão somados para auferir o resultado final da Assembleia. Ou seja, será uma escolha do Sócio: tanto poderá ir votar no local da Assembleia quanto exercer esse direito de onde estiver, via on-line.

*O voto on-line é seguro?*

Sim! O próprio regulamento detalha uma série de requisitos para garantir a confiabilidade, inviolabilidade, sigilo do voto, transparência, etc. Além disso, será obrigatória a contratação de auditoria externa, por meio de empresa especializada, para todas as fases da Assembleia, desde sua convocação até a proclamação do resultado. O Conselho Deliberativo também vai acompanhar de perto, por meio de Comissão específica e, no caso das eleições, a comissão eleitoral e as chapas também terão direito a acompanhar todo o procedimento. E todas as especificações técnicas deverão ser apresentadas, com antecedência, ao Conselho Deliberativo.

*E porque o voto on-line é importante?*

Porque amplia a participação e consolida a democracia tricolor. Quanto mais gente participar das decisões sobre os rumos do Esquadrão, melhor. E o voto on-line estimula a associação, principalmente de torcedores do interior e de fora do estado, fortalecendo o Clube e garantindo que ele fique cada vez mais forte dentro e fora das quatro linhas.

Revolução Tricolor – Associe-se e viva o Bahia !