A Revolução Tricolor vê com muita apreensão a notícia veiculada pelo Jornal Correio da Bahia, no dia 29 de março, indicando que a Polícia Militar pode proibir o uso de adereços e máscaras pela torcida do Bahia, tendo já proibido anteriormente o uso de instrumentos de percussão, pela torcida presente ao estádio. Segundo a publicação, a determinação teria sido estabelecida em reunião de definição da estratégia de segurança do clássico do próximo domingo.

A Revolução Tricolor repudia esse tipo de determinação, por entender que fere princípios fundamentais ao exercício da democracia, sobretudo por violar o direito à livre manifestação e expressão de pensamento. 

Coibir a livre manifestação da torcida não encontra amparo em nenhum dispositivo do Estatuto do Torcedor, de maneira que pretender respaldo nesse sentido é  inaceitável, principalmente, por estar em curso, nos dois jogos da final do baiano, acolhimento à determinação do MP de torcida única em cada partida da final

Por fim, a determinação vai de encontro às tradições e à cultura baiana. O BA×VI não é apenas um dos principais clássicos do futebol brasileiro, é também a maior festa do futebol baiano. E, na Bahia, qualquer festa tem características típicas de Carnaval, sendo a irreverência e a alegria traços típicos da cultura de nosso povo e do Bahia, uma das mais autênticas representações do povo baiano.

Neste sentido, a RT chama à reflexão os órgãos e autoridades envolvidos na discussão, quanto a necessidade de se buscar uma definição de modus operandi que traduza a mais autêntica tradição do futebol da Bahia.

Grupo Revolução Tricolor

Bahia FoRTe e Unido
Associe-se e Viva o Bahia.