Vitor Ferraz apresentará o tema “Democratização dos clubes”,  hoje, 15/03, às 15 horas, no Campus de Ondina/UFBA, PAF IV, Sala 306.

Com o lema “Resistir é criar, resistir é transformar”, o Fórum Social Mundial 2018 acontece esta semana, em Salvador, com participação de centenas de entidades e organizações de todo o mundo. Com mais de 1.300 atividades, o evento pretende reunir em torno de 60 mil pessoas durante cinco dias

O grupo Revolução Tricolor, que congrega sócios do Esporte Clube Bahia,  em comemoração aos 10 anos da sua fundação (2008/28) participa da Plenária que vai debater o futebol durante o FSM, que acontece hoje, 15 de março, das 13h às 18h.  Ao lado de outros movimentos e coletivos, a exemplo de: Anatorg (Associação Nacional de Torcidas Organizadas);  Coletivo Democracia Santacruzense (Santa Cruz/PE); Movimento O Povo do Clube (Internacional/RS);  Coletivo Futebol, Mídia e Democracia (FMD), dentre outros.

Toda a cidade estará mobilizada para receber as atividades da agenda do fórum, que envolverá o campus Ondina da Universidade Federal da Bahia, o Parque do Abaeté, em Itapuã, o Parque São Bartolomeu, no subúrbio, e vários outros locais da capital.

A 13ª edição do FSM 2018 foi organizada para contribuir e ampliar a mobilização e a articulação das resistências entre si, com eixos temáticos eleitos em consultas nacionais e internacionais.

Futebol, democracia e transformação social

A Revolução Tricolor considera necessário a realização de encontros nacionais, regionais e locais, com o objetivo de reunir torcedores, grupos, coletivos e torcidas, que estão na luta diária das problemáticas da arquibancada, da democracia e profissionalização no mundo do futebol. É importante salientar que as pautas apresentadas tem como propósito, a troca de experiências, implementação de projetos, alinhamento de discursos, realização de campanhas em conjunto que ampliem o caminho para a volta do futebol verdadeiramente popular, inclusivo, transparente e participativo.

A ideia é tornar uma discussão social permanente, mas que o processo ainda é de formação para os torcedores, por isso, os discursos devem ser unificados.

Os eixos debatidos serão, “Criminalização da cultura torcedora”, “Democratização dos clubes e federações”, “A resistência feminina na arquibancada”, “O racismo no futebol”, “Igualdade nas Cotas de TV” e “Elitização e acesso popular aos estádios”. O representante da Revolução Tricolor e atual Vice-presidente do Bahia, Vitor Ferraz, apresentará o tema “Democratização dos clubes”, que acontece, hoje, 15/03, às 15 horas, no Campus de Ondina/UFBA, PAF IV, Sala 306.

O futebol é um elemento fundamental para a identidade do Brasil, lembrando ainda que o acesso ao lazer pelos trabalhadores, estudantes e pessoas de baixa renda é um instrumento de inclusão social, mas muito negligenciado pelos governos e dirigentes esportivos.