‘’O bode expiatório’’ era escolhido e apartado do rebanho, para ficar sozinho na natureza selvagem em cerimônias Hebraicas. Hoje em dia essa expressão é usada para pessoas as quais lhes caem culpas alheias.

Eu poderia começar esse texto com a tão famosa frase, “Qualquer semelhança é mera coincidência”, mas tentarei não ser irônico.

Se pudéssemos fazer um ranking do maior alvo de críticas do E.C. Bahia, o Marketing estaria sempre pelo topo… Certeza.

Então procurei avaliar o porquê dessas tão audíveis críticas. E nessa minha pesquisa, o que mais escutei foi: “eles prometeram 50mil sócios”, outras críticas também apareciam, como: “O plano de sócios não se adapta a nós”.

Percebi então, que eles giravam entorno de um só ponto, o sócio esquadrão.

Seja pelo número de sócios ou forma de associação.

O que mais me assustou nisso tudo é que quando eu citava os avanços trazidos pelo Marketing (MKT), os torcedores se faziam de desentendidos ou desinformados ou relevava mais uma vez a importância de ser sócio.

Esses torcedores pareciam que queriam reclamar por reclamar, numa postura meio “do contra”, ou até oposicionista, deixando de lado todo trabalho feito pelo MKT, melhorias e avanços trazidos. Desprezando toda abrangência de trabalho que compete à instituição e focando num só item, que a meu ver tem inúmeras explicações, como falta de cultura de associação a um clube de futebol, desconfiança formada nas gestões passadas, ou medo do futebol não ir bem como na nossa década negra e etc…

O nosso plano de sócios ainda está amadurecendo, começou engatinhando. Hoje já encorpado, adaptado a cara de nós, tricolores, com preços acessíveis, e com muito mais facilidade de adesão, podemos nos tornar sócios sem sair de casa, apenas entrando num site.

Mas o que precisa ser explanado é que o Marketing não PAROU por ai não, Ele acelera com o torcedor no KART, ele procura você num MAPA de sócios, e deixam os sócios encontrarem outros sócios, amigos, irmãos, PARCEIROS DE AÇO.

O MKT não ficou parado mesmo, ele foi até você, na unidade MÓVEL de venda de ingressos e para ficar mais perto, instalou a BASE OPERACIONAL na nossa casa, a Fonte Nova. E se você não tem como ir pra o estádio, o MKT te leva de CAMARO.

Tudo isso e muito mais são ações de aproximação do clube diante do seu torcedor! Coisas que há pouco tempo atrás, nem imaginávamos!

Antes que você retruque “que Camaro o que, eu quero é vencer o jogo”. -A Cesar o que é de Cesar meu amigo!!

Além de tudo o MKT atual foi responsáveis por fechar com verdadeiros parceiros do esquadrão, como a Canaã e Centraltec (sempre dispondo seu espaço para ações), a loja South e a Umbro. Além do avanço de 3mil sócios para 15 mil.

Só para não passar em branco, ouvi algumas pessoas falando sobre o orçamento do departamento de marketing que é muito grande! Mas isso tem uma explicação simples, o Bahia enxugou as seus departamentos e hoje o de marketing faz parte do de MERCADO que responde por diversos outros setores, como rádio do Bahia, CAS, tv Bahêa, Dir. de negócios e etc, por isso não abordei no texto. Muitas pessoas confundem o orçamento do departamento de Mercado como sendo só do MKT.

E só pra falar um pouco de finanças, já que entramos no mérito, a “despesa” do departamento de Marketing é em torno de 5 milhões, mas com as parcerias fechadas por ela, patrocínios conseguidos por ela, licenciamentos, e sócios que aumentaram (querendo ou não) também por causa dela, o departamento tem receita direta em torno de 19 milhões. Preferi citar estes ao fim do corpo do texto, apenas para não deixar arestas aos questionamentos que ouvi durante a pesquisa.

É claro que o Marketing tem muito a avançar, mas temos que lembrar que suas ações respeitam um orçamento prévio e aprovação de um conselho!

O pouco que conversei com pessoas do Bahia deu pra ver o quanto a equipe de Marketing, liderado por Avancini, está fazendo de tudo ao seu alcance para trazer o torcedor do E.C. Bahia pra mais perto!

O Marketing grita ao torcedor “pode entrar, sinta-se a vontade, afinal aqui a casa é sua!”

 

Renato Rosal – Cirurgião Dentista – Sócio do E.C.Bahia